Assine nosso Feed
Receba os artigos por email
Widget DicasBlogger


Música - receita para escutar a alma  

Postado por J Fernando Schneider


Sem a música a vida seria um erro
Friedrich Nietzsche

Você já sentiu uma sensação tão forte e gostosa de felicidade que nem conseguiria dizer como ela é? Já aconteceu de num momento para outro você ficar em paz, como se tudo estivesse certo? De repente, nada parece incomodar: dever de casa, briga com os irmãos, aula na escola… tudo está bem, porque você está em harmonia com a vida.

Às vezes isso acontece quando escutamos uma música muito bonita, e não é à toa. Para alguns estudiosos, o som é uma porta de entrada para a alma. Isto não significa que música serve para fazer fantasma aparecer. Pelo contrário: ela é uma forma de entrar em contato com o que existe de mais verdadeiro e puro em você.
O motivo é que o som que produzimos pode nos fazer entrar no ritmo do universo. Quando estamos fora do ritmo, temos a impressão de estar num país onde todo mundo fala uma língua que a gente não entende. Ficamos tão perdidos que tudo parece chato e sem sentido. Mas e se pararmos para escutar o que estão dizendo à nossa volta? Com o tempo, aprendemos o novo idioma e começamos a nos comunicar. Num estalo, tudo parece se encaixar de novo.
Agora, a pergunta inevitável: Como se faz para descobrir o ritmo do universo? Uma forma é ficar em silêncio e ouvir o coração. Seja lá o que você escutar, pode transformar isso em algum som, tocando violão, cantando, batendo o pé no chão, qualquer coisa. O outro é apreciar as batidas, os instrumentos, a melodia e cada detalhe de uma música que lhe emociona muito. Seja qual for sua escolha, só tem um jeito de saber se você está no caminho certo: Perceber que surgiu em seu corpo aquela sensação gostosa e tranqüila que faz a vida valer a pena.
Gustavo Prudente 27/10/2004


This entry was posted on 00:28 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários

*** Feed


  Assine nosso Feed
  Receba os artigos  por email

Widget DicasBlogger